quarta-feira, agosto 17, 2011


Guia de Compras Internacionais


Sem dúvida, a maior dúvida que as pessoas tem e eu vivo respondendo é a respeito de COMPRAS INTERNACIONAIS. Nessa página vou esclarecer todo e qualquer tipo de dúvida para ajudar você que pensa em gastar seu dinheiro nesses sites incríveis a preços de bananas.
A primeira coisa que você tem que por na cabeça é: INGLÊS. Todos os sites internacionais são em inglês ou outras línguas (menos em português), então é preciso ter um conhecimento básico na língua senão você corre pro Google que ele te ajuda. Algumas traduções básicas:
  • Body: Corpo
  • Brand: Marca
  • Bronzer: Bronzeador
  • Brush: Pincél
  • Card: Cartão
  • Checkout: Finalizar a compra
  • Cheek: Bochecha
  • Concealer: Corretivo
  • Cream: Creme
  • Eyebrow: Sobrancelha
  • Eyeliner: Lápis de olhos/Delineador
  • Eyes: Olhos
  • Eyeshadow: Sombra
  • Face: Rosto
  • Foundation: Base
  • Gift: Presente
  • Hair: Cabelo
  • Highlighter: Iluminador
  • Lip: Lábios
  • Lipgloss: Gloss
  • Lipliner: Lápis para lábios
  • Lipstick: Batom
  • Looser: Solto
  • Makeup remover: Demaquilante
  • Mascara: Máscara para cílios
  • Matte: Opaco
  • My Account: Minha conta
  • Nail Polish: Esmalte
  • Nail: Unhas
  • Pallete: Paleta
  • Powder: Pó
  • Primer: Pré-maquiagem
  • Remove: Remover
  • Sale: Promoção
  • Sets: Kits
  • Shimmer: Brilho
  • Shopping Bag: Carrinho de compra
  • Skin: Pele
Acho que com todas essas traduções dá para se virar no site, né?
Outra coisa que é preciso e não tem jeito: CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL. Não adianta chorar, tem que ser internacional e de crédito, nenhum site aceita depósito, dinheiro, boleto, nada, não tem o que fazer. Dica: consulte seu banco para saber sobre seu cartão internacional e verifique seu limite de compra.
O Paypal é um site que serve como intermediário entre você e a loja, ele é seguro pois todas suas informações ficam nele e não vão para loja. Mas, como nem tudo são flores, também é preciso de um cartão internacional, pode ser débido ou crédito. Como funciona? Uma explicação bem rápida, você pode saber mais no site que tem em versão português: Você realiza um cadastro, eles te cobram uma taxa de menos de R$2 que será reembolsada na sua primeira compra. O valor vem em reais, já convertido de acordo com o valor do dólar o dia. Nem todos os sites aceitam o Paypal como forma de pagamento.
Falando de cartão de crédito, o que vem na cabeça? Taxas. Sim, existe taxas. Ela é chamada de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e é referente a 6,38% do valor da sua compra em reais. Mas porque diabos existe essa taxa? Porque no Brasil a moeda é reais e você está realizando uma transação em outra moeda, ou seja: taxa.
Como eu sei o valor do dólar que vou pagar? Se você usar o Paypal, você vai pagar de acordo com o valor do dólar do dia (eles informam quando você for confirmar a compra), se você usar o cartão, tem que sentar e rezar. O valor do dólar no dia do vencimento da sua fatura é que será levado em conta, e não o valor do dólar no dia da compra.
Na fatura já vem convertido em reais tudo bonitinho especificando o valor da compra em dólar, cotação do dólar, valor a pagar em reais e IOF.
Agora que você já saber o que quer comprar e como funciona o pagamento, vamos ao FRETE. Na maior parte existem três opções de frete para o Brasil:
  • USPS Firts Class Internacional Mail: esse é o frete mais comum: barato e sem garantia. O que isso quer dizer? Ele é barato, depende da loja mas a maior parte não passa de US$10, e não tem número de rastreio. Isso quer dizer que você não tem como monitorar sua encomenda, se ela for extraviada, não tem como saber e não tem o que fazer e nada. Ela é mais demorada, pode demorar em torno de 2 a 8 semanas. O que? 2 meses? Sim, ou mais. Não tem como prever. Normalmente elas vem de navio e quando chega no Brasil demoooooora. Tem que ter paciência e não adianta encher o saco da loja reclamando, o barato é assim.
  • Priority Mail: é com número de rastreio e um pouco mais rápida. Ela é mais clara, mas você consegue monitorar onde sua encomenda está, risco de extravio zero.
  • Express Mail: o super frete: super preço. É o mais caro, te dá número de rastreio, é mais rápido e mais seguro.
Legal, agora já podemos saber o que comprar, como pagar e como escolher o frete. Mas, e a tal taxa? Alfândega? Receita Federal? Calma.
No Brasil existem muitas leis e uma delas é chamada de IMPORTAÇÃO DE BENS VIA REMESSA POSTAL OU ENCOMENDA ÁEREA INTERNACIONAL, INCLUSIVE PARA ENCOMENDAS VIA INTERNET – RTS (REGIME DE TRIBUTAÇÃO SIMPLIFICADA). Prazer, esse nome todo é a taxa. De acordo com o site da Receita Federal ela diz:
  • Essa lei se implica a todo produto que entra dentro do país de origem internacional, com exceção: bebidas alcóolicas, tabaco e fumo (que é outra lei).
  • O único produto que não precisa pagar taxa são LIVROS e JORNAIS.
  • No caso de compras internacionais (nosso caso), existe uma tributação de 60% do valor do produto (incluindo frete) em QUALQUER VALOR DA SUA COMPRA.
Mas e aquela história dos US$50? Só valem para produtos enviados de PESSOA FÍSICA para PESSOA FÍSICA e nenhuma loja que eu conheça faz isso (loja = pessoa jurídica).
Importante: em alguns casos o valor da taxa pode chegar a 88% quando é cobrado ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço).
Mas como eles sabem o valor da minha compra? Toda encomenda internacional é obrigatório preencher um formulário declarando tudo que está na caixa e seu valor. Esse formulário vai do lado de fora da sua caixa. Acontece que a maior parte das empresas declaram valores bem menores, pois sabem do risco de taxa, e o que os correios fazem? Abrem sua linda encomenda e dentro encontram a nota fiscal, existe também uma tabela com calor estipulado da mercado, caso não tenha nenhuma nota fiscal. Quando sua encomenda é aberta, vem um carimbo avisando.
Como eu sei que fui taxada? Vai chegar um telegrama na sua casa avisando que sua encomenda está no correio tal e o prazo que você tem para retirar. Você chega lá, apresenta a carta, paga e retira sua encomenda. Se você não retirar, a encomenda volta e você não é reembolsado.
Se sua encomenda chegou na sua casa você pode respirar aliviado, você não foi taxado. É claro que isso é um EXCEÇÃO porque lei é lei, e os correios as vezes deixam passar algumas coisas.
Quero reclamar, e ai? E ai meu querido que você reclame sozinho porque não tem o que fazer. É importante saber que a loja NÃO TEM CULPA e reclamar com eles não vai adiantar, pode piorar. É o caso da Everyday Minerals que recebeu tanta reclamação de taxas que decidiu não entregar mais para o Brasil. Outro fato recente é que a Cherry Culture aumentou muito o preço do frete para o Brasil, a All Cosmetics Wholesale não entrega mais com o frete mais barato para o Brasil.
Infelizmente tem uns idiotas que reclamam e essas coisas acabam acontecendo. A culpa não é das empresas, é lei do nosso país.
O que eu aconselho: Esteja ciente de todos os riscos e assuma-os.


Boas compras!
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